Bolsa Familia - De Mãe pra Mamães

Bolsa Familia

Publicado em 24 novembro 2014

Ola pessoal tudo bem? Bom eu vim falar sobre o bolsa família, sei que tem muitas mães que recebem e outras que tem duvidas sobre esse beneficio, eu não recebo bolsa família mas tenho conhecidas que recebem, e maioria delas tem o bolsa família como a unica renda.
           
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 77 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

O Bolsa Família possui três eixos principais: a transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza; as condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

Todos os meses, o governo federal deposita uma quantia para as famílias que fazem parte do programa. O saque é feito com cartão magnético, emitido preferencialmente em nome da mulher. O valor repassado depende do tamanho da família, da idade dos seus membros e da sua renda. Há benefícios específicos para famílias com crianças, jovens até 17 anos, gestantes e mães que amamentam.

A gestão do programa instituído pela Lei 10.836/2004 e regulamentado pelo Decreto nº 5.209/2004, é descentralizada e compartilhada entre a União, estados, Distrito Federal e municípios. Os entes federados trabalham em conjunto para aperfeiçoar, ampliar e fiscalizar a execução.

A seleção das famílias para o Bolsa Família é feita com base nas informações registradas pelo município no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, instrumento de coleta e gestão de dados que tem como objetivo identificar todas as famílias de baixa renda existentes no Brasil.

Com base nesses dados, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) seleciona, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas para receber o benefício. No entanto, o cadastramento não implica a entrada imediata das famílias no programa e o recebimento do benefício.

Contato: Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc)
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)
SEPN 515 – Bloco B – Edifício Ômega – 5º andar
70770-502 – Brasília/DF
0800-707-2003
bolsa.familia@mds.gov.br

21 comentários:

  1. Não recebo por conta do salario , mas minha mãe recebia pra mim e era muito pouco.

    beijos
    Geri Ferreira
    www.encantodemeninablog.com

    ResponderExcluir
  2. eu sinceramente não concordo com esse programa, tendo em vista que vejo muitos que nem precisam tanto recebendo e quem realmente precisa não consegue... recebi durante uns 6 meses assim que começou mas depois achei por bem não renovar e cortaram... não acho que esse programa combata a fome como se diz, acho que é mais uma forma de enganar os menos favorecidos *meu ponto de vista*
    Bjs Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Carlah, tem muita gente q não precisa e recebe e quem precisa realmente não consegue. Bjss

      Excluir
  3. acredito que poderia ser melhor
    trabalhado para ajuda de muitas família
    acho um valor meio baixo

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É baixo mesmo Nanda, só que o problema é que se aumentasse ninguém ia querer trabalhar mais, só pra viver do bolsa. Bjss

      Excluir
  4. Acho que o bolsa-família deveria ser complementar...conheço muita gente que nem quer trabalhar só para receber essa bolsa!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah com certeza Melissa, na escola do meu filho tem uma mãe que falou q quem paga a academia dela é o governo com o bolsa família, achei isso um absurdo. Bjs

      Excluir
  5. É muito pouco, mas pra quem não tem nem isso já ajuda né bjo

    ResponderExcluir
  6. Eu acho ótimo que foi criado o bolsa família pois com esse dinheiro muitas famílias estão sendo ajudadas.
    Existem muitas pessoas que critica mas eu acho que o Governo acertou na criação.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Drii, infelizmente tem muita família que precisa do bolsa familia.Bjss

      Excluir
  7. Eu não conheço ninguém que usa o bolsa família, mas o que vejo muito comentando que tem pessoas que recebem e não precisa, e com isso quem realmente necessita acaba perdendo, acho que a intenção é boa, porém se isso acontece mesmo, acho que a fiscalização deve ser mais rigorosa

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Michele tbm acho, eu acho que eles deveriam fazer uma analise das famílias que realmente precisam. Bjss

      Excluir
  8. Ótimas as informações
    Ajuda muita familia
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amiga acho o programa muito bom, mas pra quem realmente precisa... Joseph estuda na creche da Prefeitura e o que o mais vejo é as mães que recebem cada ano tendo mais filhos... teria q ser revisto
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu não posso falar nada sobre o programa porque não recebo. Mas acho que tem muita jogada de gente que não precisa e recebe, deixando quem precisa ou recebendo pouco ou nada. Uma vez no fantastico vi pessoas com salarios de 17 mil recebendo o beneficio

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu não recebo e conheço muitas pessoas que vivem disso e sinceramente não entendo como sobrevivem com um valor tão baixo.
    bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  12. Eu pessoalmente sou contra o sistema e não contra o programa.
    Seria muito bom se fosse bem gerenciado, que recebesse um valor maior e quem realmente precisa.
    Mas infelizmente num país corrupto como o nosso, ele só é um meio politico de dizer que acabaram com a miséria(o que conscientemente se sabe que é mentira).
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  13. Acredito nesse programa apesar da triste corrupção que existe por detrás.
    Conheço pessoas que recebiam bolsa família por um tempo até conseguirem se "manter" sem a ajuda, mas é triste saber que muitas famílias deixam de receber pois famílias sem necessidade estão recebendo.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Me desculpa, mas não concordo com o programa, acho que deveria ter salários digno, saúde e educação publica de qualidade, assim ninguém iria precisar de bolsas. Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, seu comentário sera publicado assim que for aprovado. Bjss



@INSTAGRAM