Receita de xarope de guaco para tosse - De Mãe pra Mamães

Receita de xarope de guaco para tosse

Publicado em 18 maio 2015

Ola mamães e papais, e pra que ainda não é mamãe ou papai ola também!!!

Bom gente aqui na minha cidade ta tendo uma epidemia de dengue e gripe terrível, e sempre que a gripe chega vem junto a tosse né? Pois é, e parece que os xarope que os medico receitam  não funcionam como deveriam, e olha que aqui em casa eu dou no horário certinho, mas a tosse fica pior ainda. O Arthur ta com uma gripe danada e tossindo muito ele quase não dorme a noite por causa da tosse, na quarta eu o levei  ao medico, e falei que ele já estava tomando xarope mas que não estava adiantando nada, então o medico falou que já que o xarope não estava resolvendo, era pra eu fazer um xarope caseiro com guaco e da pro Arthur 3 vezes ao dia.
     Foi ai que uma senhora da minha igreja me ensinou um xarope bem fácil feito com guaco, limão, açúcar e mel, gente eu fiz na quinta a noite  e na sexta  quando o Arthur chegou da escola eu já deu uma colherzinha pra ele, e a noite tornei a da, ele dormiu super bem gente e só tossiu uma vez durante a madrugada, dei o xarope durante 3 dias pra ele e a tosse já era!!! Vou deixar a receita aqui pra vocês ta bom?

Primeiro vamos conhecer o guaco.

 O efeito de algumas Receitas de remédio caseiro não é comprovado cientificamente. Porém, algumas plantas já foram pesquisadas, catalogadas e aprovadas pela Anvisa. O guaco é uma delas.
A planta, que é rica em cumarina, substância que age no sistema respiratório ajuda no Combate a tosse e resfriados e pode ser consumida em forma de chá de guaco ou de xarope.

Benefícios do guaco

  • Broncodilatador – abre as vias áreas e ajuda a respirar melhor;
  • Expectorante – facilita a eliminação de secreções;
Com estes benefícios, o xarope de guaco é indicado para cuidar de resfriado, gripe, asma, bronquite e outras doenças respiratórias.
O guaco é uma das plantas que foram aprovadas pela Anvisa. Seu efeito para Combate a tosse e o resfriado foram pesquisados e comprovados.  
                             Agora vamos lá pra receita do xarope de guaco
Eu fiz com guaco seco que comprei na feira na barraca de ervas.

Ingredientes:

  • 10 folhas de guaco socadas;
  • 2 limões cortados em finas fatias;
  • 5 colheres de sopa de mel;
  • 5 colheres de sopa de açúcar;
  • ½ litro de água filtrada;

Modo de preparo:

No fogo, derreta o açúcar. Acrescenta as folhas de guaco e o limão. Ferva por 15 minutos. Espere amornar e misture o mel.
Armazene em um recipiente escuro e com tampa.
A ingestão deve ser de até 4 colheres de sopa por dia.
    

75 comentários:

  1. Uso muito o xarope de guaco aqui em casa, foi uma amiga que indicou!!Bia tb toma muito limão, mel e gengibre quando está começando uma gripe!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que receita boa não conhecia
    e natural o melhor, vou vê se encontro
    a folha por aqui
    linda noite bjs

    ResponderExcluir
  3. Daiane eu amo Guaco e tomo sempre.
    Vou anotar essa receita de xarope para fazer para o meu Arthur.
    Eu costumo tomar fervido com leite, mel e canela, também é ótimo para tosse, tomo antes de dormir.
    A canela ajuda a tirar o frio que a gente pega e nem percebe, além de ter um gosto maravilhoso junto com o mel e o guaco.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode para bebe de 2 meses ?

      Excluir
    2. pode sim, só tira o mel, o limão, no lugar do açúcar refinado coloque açúcar mascavo. Bjss

      Excluir
    3. Criança de 1 ano e 7 meses pode tormer o cha de guaco

      Excluir
    4. Criança de 1ano e 7mese pode tomar o cha de guaco a folha

      Excluir
  4. Adorei conhecer a receita desse xarope. Com certeza irei tentar fazer caso meu baby fique gripado. Beijos!
    www.rubiasolbakken.com

    ResponderExcluir
  5. Muito bom né, resolve mesmo além de ser uma delicia... eu adoro, minha vó sempre fazia esse xarope quando eu era criança e passou isso pra nós.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que receitinha boa, obrigada por compartilhar.
    Já vou copiar e mostrar para minha irmã, meu sobrinho vire e mexe fica gripado, beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Desconhecia os benefícios do Guaco, mas sendo um remédio caseiro não há contraindicação, certo? Eu amei
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Essa receita não conhecia, já ouvi falar muito que faz bem .. anotei e vou passar para a mãe do amiguinho do meu filho que com esse tempo vive tossindo


    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a receita, sempre bom ter essas funcionalidades a mão, pois realmente parece que os remedios que os medicos passam costumam nao funcionar rsrs

    ResponderExcluir
  10. Boa noite! Tenho uma menina de 7 anos e ela vivia gripada já estava cansada de dar xarope e não via resultado então fiz o já de cuaco e comecei a dar e mesmo assim levei ela no hospital pois estava com um pouco de febre então a médica perguntou se eu estava dando xarope pra ela e eu disse q não q estava dando simplesmente chá de cuaco, daí pensei agora a doutora vai brigar e para minha surpresa ela me falou " continue dando pois é muito bom,se todas mãe dessem para seus filho seria ótimo" rsrs

    ResponderExcluir
  11. Ola Lenny, então aqui em casa não compro mais xarope pra tosse, sempre que meu filho começa a tossir eu ja faço o xarope de guaco, e o xarope do guaco é natural então faz muito bem, Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Eu fiz e ficou amargo. Você pode explicar melhor como faz com o limão, por favor? Com casca, sem casca, tira a parte branca, que tipo de limão? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola boa noite, pra não ficar amargo, tire a casca do limão,partes brancas e os caroços também. Bjss

      Excluir
  13. Minha BB tem 10 meses pode tomar o xarope de guaco ? está tomando xarope e a tosse não passa .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ju, pode fazer sim sem problemas. Bjss

      Excluir
    2. Meu bebê também tem 10 meses . Mas os médicos dizem para nao dar mel . Posso fazer com açúcar?

      Excluir
  14. Não ficou claro em que momento acrescento a água. É junto com o limão e o guaco? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Liz, isso a aguá e adicionada junto com o limão e o guaco. Bjss

      Excluir
  15. Olá boa tarde meu filho está com bronquiolite ele tem 5 meses eu posso dar chá de guaco??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, pode sim pois é um xarope natural, mas n coloque o mel pois ele só tem 5 meses, ai vc coloca o açúcar mascavo no lugar do meu e do açúcar normal. BJSS

      Excluir
  16. Minha bebe tem 2 meses teve pneumonia e agora esta com bronquiolite o peito chiando e carregado e uma tosse posso dar cha de guaco ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, so n coloque o mel e o limão, e substitua o açúcar refinado pelo mascavo

      Excluir
  17. Tem q coar depois de pronto pra guardar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, se quiser coar pode sim. Bjss

      Excluir
    2. Que pena, eu fiz e ficou amargo, na receitinha só fala que é pra pir o limão em tirinhas finas. Uma pena que não tenho mais o guaco pra fazer outro agora.

      Excluir
    3. Oiii da proxima vez que vc fazer tire as partes branca do limao, e a casca, vou editar o post e colocar esse detalhe, fazendo isso n vai ficar amargo. Bjsss

      Excluir
    4. Tb fiz e ficou amargo. Pode dar assim mesmo?

      Excluir
  18. Meu filho tem 1 ano e 2 meses. Será que tem problema dar o xarope com o mel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, pode sim, o meu só proibida para bebes com menos de 1 ano

      Excluir
  19. Meu filho tem 1 ano e 2 meses. Será que tem problema dar o xarope com o mel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii n tem problema n, o mel só é restrito para crianças a abaixo de 1 ano. Pode da sem problemas

      Excluir
  20. Fiz hoje o xarope. Gostaria de saber quantas vezes posso dar para meu filho, ele tem 2 anos e 8 meses. Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  21. Oi minha bebe tem 11 meses e eu fiz o xarope ontem mais nao coloquei o mel nem o limao sera que tem o msm resultado?

    ResponderExcluir
  22. Meu filho está com nariz entupido. Vou fazer essa receita.Qual a dosagem do xarope para criança de 3 anos?

    ResponderExcluir
  23. Por qt tempo posso guardar o xarope?

    ResponderExcluir
  24. Oi meu bb esta com tosse carregada e bronquite .ele tem 6 meses posso dar o cha de guaco em que qantidade e qtas vezes ao dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola boa tarde, pode da sim, só nao coloque o mel, no lugar coloque açúcar mascavo, da 3 vezes ao dia

      Excluir
  25. O meu BB tem um ano e nove meses qua a dosagem

    ResponderExcluir
  26. Se for guaco desidratado qual a quantidade eu coloco.
    E se a pessoa tiver diabetes o que posso colocar no Lugar do açúcar e o mel?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde, desidrato vc pode colocar uma colher cheia, e pra quem é diabético, é só n adoçar, ou pode colocar umas folhas de hortelã

      Excluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  28. Pode ser filha secas porq só encontrei pra comprar assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola boa tarde, pode ser feito com folhas secas sim. Bjss

      Excluir
  29. Quaco pode dá para bebê de 8 meses quantas vezes ão dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola boa tarde, pode da sim, 3 colheres de chá 3 vezes ao dia, por ser uma receita caseira pode da sem problema. Bjss

      Excluir
    2. Só não coloque o mel,pois ele só pode ser consumido a partir de 1 ano.

      Excluir
  30. Vou fazer hj mesmo ,meu bebê faz duas semanas q esta com tosse muito forte ja tomou expectorante,antialérgico e nada melhora ,ja nao sabia mas o q fazer até encontrar suas dicas .obrigada

    ResponderExcluir
  31. A primeira tirei a casca do limão e tentei tirar ao máximo a parte branca e ficou amargando. Na segunda coloquei só o suco do limão. Esta errado? E meu guaco é aquele seco q compra produtos naturais.

    ResponderExcluir
  32. A receita é boa porém poderia ter explicado melhor o modo de preparo que ta confuso na parte de ferver e onde vai a agua e queria saber se coa .

    ResponderExcluir
  33. Por quanto tempo posso guardar o xarope de guaco?

    ResponderExcluir
  34. Por quanto tempo posso guardar o xarope de guaco?

    ResponderExcluir
  35. Por quanto tempo posso guardar esse xarope de guaco?

    ResponderExcluir
  36. É guardado na geladeira?

    ResponderExcluir
  37. No lugar das folhas pode colocar o xarope de guaco de farmacia e qual a quantidade pra colocar nesse xarope feito em casa

    ResponderExcluir
  38. Oi eu posso dar esse xarope pra mim bebê de 3 mês ou não é eu quero saber se tem que dar ele morno pra crianças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola bom dia, esse xarope é indicado a partir de 6 meses.

      Excluir
  39. Oi eu posso dar esse xarope pra mim bebê de 3 mês ou não é eu quero saber se tem que dar ele morno pra crianças

    ResponderExcluir
  40. Oi eu posso dar esse xarope pra mim bebê de 3 mês ou não é eu quero saber se tem que dar ele morno pra crianças

    ResponderExcluir
  41. Boa noite eu posso dar esse xarope pra minha bebê de 3 mês sim ou não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola bom dia, esse xarope é indicado a partir de 6 meses.

      Excluir
  42. Olá,o xarope tem q ser guardado na geladeira?Moro em uma cidade extremamente quente.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, seu comentário sera publicado assim que for aprovado. Bjss



@INSTAGRAM