O aborto espontâneo é a perda de uma gravidez antes da 20ª semana. A maioria dos abortos espontâneos ocorre porque o feto não está se desenvolvendo normalmente. Contudo, como essas anormalidades são raramente compreendidas, muitas vezes é difícil determinar as causas de um aborto espontâneo.
O aborto espontâneo é a complicação mais comum da gravidez precoce. A frequência diminui com o aumento da idade gestacional. De 8 a 20% das gestações clinicamente reconhecidas com menos de 20 semanas de gestação sofrerão aborto, sendo 80% destes nas primeiras 12 semanas de gestação. Há ainda a perda do bebê sem que a mãe perceba, que totalizam entre 13 e 26% de todas as gestações – no entanto, esse número pode ser ainda maior, uma vez que muitas mães podem sofrer um aborto espontâneo antes de perceberem que estão grávidas.
O aborto é uma experiência relativamente comum - mas isso não faz com que seja fácil. Pode ser necessário suporte psicológico para superar a perda do bebê.
Genes ou cromossomos anormais
A maioria dos abortos espontâneos ocorre porque o feto não está se desenvolvendo normalmente. Problemas com genes ou cromossomas do bebê são erros que ocorrem por acaso conforme o embrião se divide e cresce – dificilmente são problemas herdados dos pais.
Exemplos de anormalidades incluem:
- Não há formação de embriões
- Óbito embrionário: o embrião está presente, mas parou de se desenvolver
- Gravidez molar: ocorre quando um conjunto extra de cromossomos paternos ou maternos em um ovo fertilizado. Este erro transforma o que poderia se tornar normalmente a placenta em uma massa crescente de cistos. Esta é uma causa rara de perda da gravidez.
Causas
Condições de saúde materna
Em alguns casos, o estado de saúde da mãe pode levar ao aborto. Os exemplos incluem:
- Diabetes não controlada
- Infecções
- Problemas hormonais
- Problemas no útero ou colo do útero
- Doenças da tireoide
- Trombofilias.
O que não causa aborto
Atividades de rotina como estas não provocam um aborto espontâneo:
- Exercícios
- Relações sexuais
- Sustos
- Quedas da própria altura
- Trabalho, desde que não haja exposição a produtos químicos ou radiação prejudiciais.
Sintomas de Aborto
A maioria dos abortos espontâneos ocorre antes da 12ª semana de gravidez, e a mulher pode não saber que sofreu um, quando este ocorrer nas primeiras seis semanas. No entanto, sinais e sintomas de um aborto espontâneo podem incluir:
- Sangramento vaginal, com ou sem cólicas, que pode ocorrer muito cedo em sua gravidez, antes de você saber que está grávida, ou mais tarde, depois de ter conhecimento da gravidez
- Leve a intensa dor lombar, dor abdominal ou cólicas, que podem ser constantes ou intermitentes
- Um coágulo de sangue ou um jato de líquido claro ou rosa que passa pela vagina
- Diminuição de sinais de gravidez, como a perda da sensibilidade da mama ou náuseas.
Tenha em mente que a maioria das mulheres que experimentam sangramento vaginal no primeiro trimestre tem gravidezes bem sucedidas.
Tipicamente, os sintomas de um aborto espontâneo tendem a piorar conforme ele progride. Pequenos sangramentos se transformam em um sangramento mais pesado; cólicas começam e se tornam mais fortes.
Fonte: Minha Vida
Ai deve ser muito dolorido, de partir o coração!! Já estive ao lado de pessoas que passaram por isso e foi triste!!
ResponderExcluirBjs
Já passei por isso e é realmente horrível, além da dor física tem também a dor emocional que demora muito mais a passar... post muito explicativo, parabéns!
ResponderExcluirBjs
Bela postagem. Serve de informação. Aborto é coisa séria. Beijos!
ResponderExcluirwww.rubiasolbakken.com
Essa situação pode ocorrer com qualquer mulher, porém o difícil é a dor da mãe, o emocional, que fica muito abalado...
ResponderExcluirJá li relatos de pessoas que abortaram, é muito triste e doloroso para a mãe. Difícil até de explicar...
Muito bom o post.
Bjs
Ju
Já tive um aborto espontâneo. Confesso que dói só de lembrar, eu seria mãe de três ao invés de dois. Mexe com o emocional, ficamos corroídas por dentro mas é bom lermos sobre isso. Assim aprendemos a ajudar mamães que já passaram por isso
ResponderExcluirBeijos
Eu tive receio nas duas gestações no primeiro trimestre, onde as chances são bem maiores. Graças a Deus correu tudo bem!
ResponderExcluirhttp://www.arianebaldassin.com/
Bom post, muitas mulheres não sabem a causa que pode ser problema de saúde ne bjo
ResponderExcluirAh que legal ler sobre esse tema aqui. Apresentei um seminário no meu curso sobre o mesmo assunto.
ResponderExcluirparabéns ficou muito bem explicado.
bjs.
Eu morria de medo de acontecer o aborto na minha gestação
ResponderExcluirBjcas
http://www.estou-crescendo.com/