Vacina da gripe (influenza) Porque é importante seu filho tomar!! - De Mãe pra Mamães

Vacina da gripe (influenza) Porque é importante seu filho tomar!!

Publicado em 15 maio 2015

O que é a vacina da gripe

A vacina da gripe  é opcional e está disponível na rede privada e na rede pública para gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, crianças de seis meses e menores de dois anos, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade.


As vacinas são trivalentes, ou seja, imunizam contra três tipos de vírus diferentes. A composição da vacina é recomendada anualmente pela OMS, com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Dessa forma, a cada ano a vacina da gripe muda, para proteger contra os tipos mais comuns de vírus da gripe naquela época. A vacina da campanha de 2014 no Brasil previne contra os vírus da gripe H1N1 (gripe suína), gripe H3N2 e influenza B.

Existem três tipos de vacinas contra influenza:
- vacinas de vírus fracionados;
- vacinas de subunidades;
- vacinas de vírus inteiros.

No Brasil, utilizam-se apenas as vacinas de vírus fracionados ou de subunidades. Qualquer um desses dois tipos pode ser utilizado em todas as idades. Na composição das vacinas entram antibióticos, tais como a neomicina e a polimixina, e o timerosal como conservante. As vacinas contra influenza têm sido fornecidas em seringas já preparadas com 0,25ml e 0,5ml, bem como em frascos multidoses.

Indicações da vacina da gripe

No que se refere aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs), a Comissão Assessora de Imunizações do Ministério da Saúde estabeleceu as seguintes prioridades para vacinação:

- Adultos e crianças com seis meses de idade ou mais, com doença pulmonar ou cardiovascular crônicas e graves, insuficiência renal crônica, diabetes melito insulino-dependente, cirrose hepática e hemoglobinopatias;

- Adultos e crianças com seis meses de idade ou mais, imunocomprometidos ou HIV-positivos;

- Pacientes submetidos a transplantes;

- Profissionais de saúde e familiares que estejam em contato com os pacientes mencionados anteriormente.

- Pessoas de 60 anos e mais, por ocasião das campanhas anuais.

Grávida pode tomar essa vacina?

No caso de gestantes, é feita essa vacinação para prevenção, portanto ela não só é permitida como é administrada durante a gravidez.

Doses necessárias da vacina contra gripe

Crianças com até nove anos devem receber duas doses, com espaço de quatro a seis semanas entre elas. Crianças com mais de nove anos e adultos recebem apenas uma dose. A vacina pode ser dada a partir dos seis meses de idade, anualmente, e preferencialmente antes da chegada do inverno.
Fonte: Minha Vida

8 comentários:

  1. A minha Larah vem tomando essa vacina
    então nem vai precisar entrar na campanha
    acho muito importante todas as campanhas
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Estou aguardando a Lara se recuperar de uma gripe forte, para levá-la depois!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não levei ele para tomar, mas este ano estou pensando em dar. Ainda irei decidir. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  4. Não recordo se meu baby tomou esta vacina. Mas sei que estou em dia dom o cartão de vacinação. Mas adorei a postagem. Muito válida. Beijos!
    www.rubiasolbakken.com

    ResponderExcluir
  5. Acho muito importante essa campanha, mais acho que deveriam ser para todos, começando pelas prioridades e depois para o restante da população

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  6. Levei meu menino para tomar a vacina, meu marido tb toma acho mt importante.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Tenho que lembrar meu marido de te tomar a vacina. Ela ajuda mesmo, ele tem mais de sessenta, tomou ano passado e não ficou gripado
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Essa semana preciso levar meu pequeno pra tomar a vacina, pois elas são sempre importantes para prevenção.

    Beijos,excelente semana!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, seu comentário sera publicado assim que for aprovado. Bjss



@INSTAGRAM