Ultrassom Morfológico - De Mãe pra Mamães

Ultrassom Morfológico

Publicado em 19 agosto 2015

Esse é um exame muito importante que deve ser feito por todas as gestantes, sem exceções, mesmo nos casos de segunda ou terceira gravidez

O que é o ultrassom morfológico

ara saciar essa expectativa da futura mamãe e para avaliar se o bebê está se desenvolvendo bem dentro da barriga, há alguns exames importantes que precisam ser feitos. O ultrassom morfológico é um desses.
Sang Choon Cha, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia, livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP e diretor do Embryo Fetus, explica que o ultrassom morfológico é um exame de ultrassonografia do feto, que tem como principal objetivo avaliar a morfologia fetal. “Levando em consideração que cerca de 3% de recém-nascidos apresentam anomalias estruturais e que podem afetar a mulher grávida, o ultrassom morfológico é indicado para todas as gestantes”, diz.
De acordo com o profissional, o exame permite diagnosticar cerca de 90% das anomalias fetais. “Doenças cromossômicas, tais como síndrome de Down, podem ser suspeitadas. Uma vez diagnosticas as anomalias fetais, muitas vezes é possível o tratamento na vida intrauterina ou logo após o nascimento do bebê”, destaca Sang Cha.

Quando deve ser realizado?

O ideal é a realização de dois exames morfológicos durante a gravidez. “No primeiro trimestre: entre 12 e 14 semanas de gestação, quando é possível verificar as anomalias importantes tais como anencefalia, gêmeos coligados, extrofia cardíaca, enfim, anomalias graves. Neste exame, também é avaliado a translucência nucal, osso nasal e doppler do ducto venosos – que permitem avaliar o risco para doenças cromossômicas, tais como a síndrome de Down”, explica o profissional Sang Cha. “No segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. Esse é o exame mais completo, quando toda a anatomia pode ser avaliada. Cerca de 90% das malformações podem ser diagnosticadas nesta fase. A importância de estabelecer o diagnóstico precoce de anomalias fetais é a possibilidade de permitir tratamento ainda na vida intrauterina ou preparar o casal para recebimento de bebês com anomalia”, acrescenta.
O profissional explica que o exame é feito por meio de ultrassonografia, “sendo que, para que o exame seja o mais preciso possível, é preciso a associação de um bom equipamento de ultrassonografia a um profissional treinado”, destaca Sang Choon Cha. E o exame dura cerca de 45 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, seu comentário sera publicado assim que for aprovado. Bjss



@INSTAGRAM