Engrossar a mamadeira ajuda o meu filho a dormir a noite toda? - De Mãe pra Mamães

Engrossar a mamadeira ajuda o meu filho a dormir a noite toda?

Publicado em 16 setembro 2016

Bebê com fome não dorme direito. Mas engrossar a mamadeira antes da noite também pode causar cólicas, má digestão e fazer a criança acordar mais porque sujou a fralda. Além disso, depois dos 6 meses, se a alimentação durante o dia é adequada, é pouco provável que a causa dos despertares noturnos seja a fome (a não ser fome de mãe). Os pediatras também lembram que é importante limpar os dentinhos (depois que eles surgem) após a alimentação noturna, para evitar a cárie de mamadeira.
Resultado de imagem para engrossar a mamadeira ajuda o meu filho a dormir a noite toda?
Ofereça ao bebê um bichinho ou brinquedo que fique com ele todas as noites no berço. O "objeto transicional" ajuda a criança a se sentir mais confortável na ausência dos pais. É importante que esse objeto não ofereça risco à criança (não cause alergias, nem possa ficar enrolado no pescoço).
Muitos especialistas destacam a importância de o bebê aprender a pegar no sono sozinho Para isso, é preciso colocá-lo no berço sonolento, mas acordado. Também há quem recomende variar um pouquinho o ritual (num dia a mãe coloca o bebê para dormir, no outro o pai), para que a criança entenda que existem várias formas de dormir. A participação do pai ou de outro cuidador também pode ajudar os bebês que só dormem mamando, para que eles aprendam que o 'restaurante' (o peito da mamãe) não fica aberto 24 horas.
Nem pense em limitar as sonecas do seu filho durante o dia, exagerar na estimulação ou adiar a hora de dormir para que ele fique exausto. O resultado é justamente o contrário: o sono do bebê fica mais agitado, com sonhos conturbados, e ele acaba acordando mais vezes.
Tome cuidado com "treinamentos" para fazer o bebê dormir. Crianças possuem temperamentos diferentes e vivem em ambientes distintos, portanto não existe receita que funcione para todas. Deixar chorar pode ser útil em alguns casos, mas desastroso em outros. Além disso, se a mãe não estiver segura e tranquila ao aplicar o método, é provável que a criança fique ainda mais angustiada.
Pense um pouco na sua própria rotina e no seu nível de ansiedade. Você se culpa por passar pouco tempo com o bebê? Tenta protegê-lo demais? Sente que não é capaz de cuidar dele? Pedir mais ajuda (do parceiro, de parentes, de educadores ou mesmo de um terapeuta) pode ser útil para ambos. Lembre-se que a relação entre pais e filhos é visceral. Se você não consegue dormir direito quando está tenso, por que seu bebê conseguiria?
Pense um pouco na rotina do seu filho. Ela se parece com a de um executivo? Isso pode ser a causa do problema de sono. Hoje em dia é comum bebês passarem 10 ou 12 horas no berçário, conviverem com um número grande de pessoas e serem submetidas a atividades demais, como aulas de natação, de música, passeios etc. Para os bebês mais sensíveis ou excitáveis, o simples fato de ser cuidado por três ou quatro pessoas diferentes pode ser sinônimo de excesso de estímulo.
Fonte: (Bom Sono) Richard Ferber  e Humana Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, seu comentário sera publicado assim que for aprovado. Bjss



@INSTAGRAM