Em todo lugar as gestantes aprendem que não é necessário preparar os mamilos para amamentação, mas isso serve apenas para as mulheres que possuem mamilos protusos (com o bico formado para fora.) Aquelas que possuem mamilos invertidos ou planos, precisam sim de preparo para que tenham uma amamentação bem sucedida. Mamilos invertidos ocorrem devido à presença de ductos lactíferos curtos que prendem o mamilo e evitam-no de tornar-se protuberante.
É possível amamentar com mamilos invertidos, ou seja, que estão virados para dentro, pois para o bebê mamar corretamente ele precisa de abocanhar uma parte da mama e não apenas o mamilo.
Além disso, normalmente, o mamilo fica mais saliente nas últimas semanas de gravidez ou logo após o parto, o que facilita a amamentação.
Porém, para a mãe com mamilos invertidos amamentar com mais facilidade, pode adotar algumas estratégias como:
- Rodar o mamilo com os dedos para ficar mais saliente;
- Retirar um pouco de leite manualmente ou com bomba antes de colocar o bebê ao peito se a mama estiver muito cheia, porque nestes casos, o mamilo fica menos saliente;
- Tentar que o mamilo fique mais saliente, utilizando uma bomba ou uma seringa de 20 ml, várias vezes ao dia durante 30 segundos, ou 1 minuto e sempre antes de amamentar.
- Outras dicas para ajudar a mãe com mamilos invertidos a amamentar incluem:
- Colocar o bebê para mamar logo após o parto até no máximo 1 hora após o parto;
- Evitar usar tetinas, chupetas ou protetores de mamilos de silicone, porque o bebê pode confundir os bicos e depois ter maior dificuldade em pegar no mamilos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar, seu comentário sera publicado assim que for aprovado. Bjss